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A partir de um triângulo equilátero traça-se segmentos unindo os pontos médios de cada um de seus lados, dividindo-o em quatro partes iguais, das quais retira-se a parte central. 

a) Quantos triângulos restaram em seu interior, em uma divisão? 

b) E em duas divisões, quantos triângulos restariam em seu interior?

c) Ao se repetir o processo infinitas vezes quantos triângulos vão sendo formados no interior, em cada divisão? 

d) Matematicamente, o que é possível destacar a partir de cada divisão?

Referência: MELO, Marcela Camila Picin de. A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de “Potenciação e radiciação” com alunos do ensino fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.


Unidade temática (conforme BNCC): Álgebra; Número; Geometria


A partir de que série o problema é recomendado: 6° e 8º ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Potenciação de base três, e também, fractal e Triângulo de Sierpinski


Estratégias de resolução:

Pode ser resolvido por meio de uma tabela, contendo os triângulos, em cada divisão realizada:

QUANTIDADE DE DIVISÕES EM PARTES IGUAIS QUANTIDADE DE TRIÂNGULOS OBTIDOS
0 1 TRIÂNGULO
1 3 TRIÂNGULOS
2 9 TRIÂNGULOS
3 27 TRIÂNGULOS

Outra opção seria utilizando uma operação matemática:

início: 1 triângulo

1 divisão: 3×1=3 triângulos

2 divisões: 3×3=9 triângulos

3 divisões: 3x3x3=27 triângulos

O processo segue infinitamente, até que se deseje realizar as divisões em partes iguais. A cada nova divisão, o número de triângulos anteriores é multiplicado por três.

Nesse momento, o professor pode definir que a estrutura geométrica criada por eles se refere a um fractal, assim é possível explorar suas características e analisar o comportamento matemático. A potenciação de base três é a multiplicação do 3 de acordo com a quantidade indicada pelo expoente.


Recomendações ao professor: Caso os alunos apresentem apenas a resolução com operações, o professor pode construir a tabela e ir associando a ideia de potenciação, chegando à  potência de base três. Se os alunos montarem a tabela, o professor pode realizar a  construção da multiplicação juntamente com os alunos, chegando também na ideia de potência.

Como extensão do problema, o professor pode utilizar um aplicativo ou o site do geogebra para desenhar o que se diz no enunciado deste problema. Nesse caso, o professor pode construir juntamente com eles ou, ainda, ensiná-los o passo a passo para construção.