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2023 - UTFPR, Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Compartilhada 4.0 Internacional.

(OBS.: UTILIZE PRIMEIRO O PROBLEMA DO “ABASTECIMENTO”) Os jovens de uma comunidade, resolveram realizar um mutirão para recolher o lixo nas margens do córrego que passa ao lado do bairro. No dia agendado, compareceram 15 jovens que realizaram a coleta e a limpeza e levaram cerca de 6 horas de trabalho voluntário. Caso houvesse 18 pessoas, qual seria o tempo gasto para realizar a limpeza?

Referência:

Criado pelo autor.


Unidade temática (conforme BNCC): Álgebra;


A partir de que série o problema é recomendado: 7° e 8°  ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Grandezas inversamente proporcionais.


Estratégias de resolução:

Os alunos tendo contato com o problema do “ABASTECIMENTO”, irão utilizar a proporção para resolver este problema, e provavelmente façam da seguinte forma:

 

Pessoas tempo
15 6
18 ?

 

Os alunos podem pensar que a forma de resolver seja da mesma forma que o problema anterior assim, 

Assim, 18 pessoas levam 7,2h.


Recomendações ao professor:

Análise essa resposta com os alunos! Assim, é possível realizar uma discussão acerca da solução, de que se aumenta a quantidade de pessoas, o certo seria o tempo para recolher o lixo diminuir e não aumentar, isso é o que se chama de inversamente proporcional. Para isso, tem que manter uma grandeza e inverter a outra:

Assim, 18 pessoas levariam 5 horas para realizar a mesma tarefa que 15 pessoas levaram 6h.

Como etapa 10 da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, podemos utilizar de dois jogos virtuais (Jogo das Expressões e Corrida de Expressões Algébricas) para que seus alunos apliquem e desenvolvam ainda mais seus conhecimentos. 

Referência do jogo: 

Grandezas diretamente e inversamente. Wordwall, 2022. Disponível em: https://wordwall.net/pt-br/community/grandezas-diretamente-e-inversamente-proporcionais. Acesso em: Acesso em: 31 de maio de 2022.