Scroll to top
2023 - UTFPR, Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Compartilhada 4.0 Internacional.

João e Cândida estão usando uma balança analógica (balança que possui ponteiros, como na imagem abaixo), para pesar suas mochilas. Quando pesadas separadamente, a balança mostra 3 kg e 2 kg. Quando são pesadas juntas, a balança mostra 6 kg. “Isso não pode estar certo,” disse Cândida. “Dois mais três não é igual a seis!”. “Você não está vendo?” respondeu João. O valor no visor da balança analógica  não está no zero. Quanto as mochilas pesam de fato?

Referência: DORICHENKO, Sergey. Um círculo Matemático de Moscou: Problemas semana-a-semana. 1. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2016. 247 p.


Unidade temática (conforme BNCC): Números


A partir de que série o problema é recomendado: 7º ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Adição algébrica com Números Inteiros


Estratégias de resolução:

Os alunos podem pensar da seguinte forma:

João 3 kg

Cândida 2 kg

E juntos pesam 6 kg

O fato de que o ponteiro da balança não está no zero significa que a leitura na balança interfere nos dois casos com a mesma quantidade. Assim, os alunos poderão criar uma tabela, por exemplo, e simular valores:

 

Situação 1 – pesadas juntas Situação 2 – pesadas separadamente
ponteiro  balança início ponteiro balança peso das mochilas

(real)

ponteiro  balança início Mochila 1 Mochila 2 peso das mochilas

(real)

-0,5kg 6 kg 6,5kg -0,5kg 3kg (3,5kg) 2kg (2,5kg) 6kg
-1kg 6kg 7kg -1kg 3kg (4kg) 2kg (3kg) 7 kg

 

Portanto, o ponteiro da balança estaria marcando 1 kilo a menos e as mochilas pesam, respectivamente, 4kg e 3kg. 

No momento da formalização, após a apresentação das resoluções dos grupos na lousa, o professor pode indicar essa quantidade desconhecida por x. O peso real da primeira mochila não é conhecido, mas quando adicionado x a ele, a balança marca 2kg. Do mesmo modo, a soma de x com o peso verdadeiro da segunda mochila resulta em 3kg. A soma dos dois pesos (das duas mochilas) resulta em 5kg, que difere x+x da soma dos pesos verdadeiros. Ao pesar as duas mochilas ao mesmo tempo, o resultado é 6kg, que difere x da soma dos pesos verdadeiros. 

 

Então x=-1: a balança mostra 1kg a menos do que o peso verdadeiro. Logo, os pesos corretos das mochilas são 3kg e 4kg.


 


Recomendações ao professor: O professor pode realizar questionamentos aos seus alunos de forma que pensem sobre como resolver o problema. Eles podem utilizar, primeiramente, a tentativa e erro para encontrar a solução. Incentivar que os alunos pensem no valor negativo, pois a balança está marcando um valor antes do número zero. Após a discussão das resoluções o professor pode sistematizar a ideia de adição algébrica com Números Inteiros. 

Como extensão do problema, o professor pode utilizar o problema para falar sobre as propriedades da adição algébrica com Números Inteiros, como a propriedade comutativa da adição, a propriedade associativa da adição e a propriedade do elemento neutro da adição, fazendo a formalização de todas elas. Pode-se também realizar a formalização de sistema de equações com duas incógnitas a partir das resoluções dos alunos.

 

¹Neste problema está sendo considerada a compreensão cotidiana de peso e não o conceito físico.