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Orientações

 A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas

   Onuchic e Allevato (2004) dizem que esta não é apenas uma forma de ensinar a resolver problemas mas, sim, uma maneira de ensinar Matemática. Desta forma, a trazemos como uma sugestão para que os professores possam utilizar como orientação na aplicação dos problemas propostos no site.

   Nesta metodologia, durante a resolução do problema, o aluno visto , “como um participante ativo” (ONUCHIC, ALLEVATO, 2011, p. 81), é protagonista da construção do seu próprio conhecimento. O problema é visto como um ponto de partida para se ensinar Matemática, chamado de problema gerador, “[…] pois visa à construção de um novo conteúdo, conceito, princípio ou procedimento; ou seja, o conteúdo matemático necessário ou mais adequado para a resolução do problema do problema ainda não foi trabalhado” (ONUCHIC; ALLEVATO, 2021, p. 49), e é apresentado ao aluno pelo professor que toma o papel de mediador.

   A palavra composta “Ensino-Aprendizagem-Avaliação” é usada para destacar que esses processos acontecem de forma simultânea. A avaliação é realizada durante a resolução de problemas, “integrando-se ao ensino com vistas a acompanhar o crescimento dos alunos, aumentando a aprendizagem e reorientando as práticas de sala de aula, quando necessário” (ALLEVATO; ONUCHIC, 2009, p. 139).

   Uma das formas de implementar essa metodologia em sala de aula foi desenvolvida pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), cujo roteiro foi apresentado em Allevato e Onuchic (2021):

Fonte: Allevato e Onuchic (2021, p. 51)

 

REFERÊNCIAS

ALLEVATO, N. S. G; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S G.; NOGUTI, F. C. H; JUSTULIN, A. M. (Orgs). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. 2a. ed. Jundiaí, Paco Editorial: 2021.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 212-231.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011