Considere 10 cartões numerados de 0 a 9, coloque 5 desses cartões, um em cada quadrado, tal que a soma dos cartões na linha seja a mesma que a soma dos cartões da coluna.
Quais somas podem ser obtidas usando esses cartões? Dentre as somas encontradas, qual é a menor? E qual é a maior soma possível? Justifiquem todas as respostas, explicando como pensaram para chegar a elas.
Referência: Liga PROMAT< https://www.ime.usp.br/caem/ligapromat/image/LIGA_PROMAT_MIRIM_Problema2.pdf>
Unidade temática (conforme BNCC): Álgebra
A partir de que série o problema é recomendado: 4º ano do Ensino Fundamental
Conteúdo(s): Operações, lógica, análise combinatória.
Estratégias de resolução: Na questão, uma possível estratégia de solução apresentada por alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental é fixar um termo no quadrado central e ir variando os termos das pontas de modo que consiga diferentes resultados da soma entre eles. Fixando o 9 no quadrado central é possível encontrar a maior soma possível
Extensão do problema (o que poderia ser trabalhado a partir dele, em séries posteriores): Este problema pode ser aplicado nas séries subsequentes como forma de desafio envolvendo álgebra.
Recomendações ao professor: É importante que o professor incentive os alunos a tentar resolver o problema fazendo uso da estratégia que julgarem possível. É interessante que a atividade seja desenvolvida em pequenos grupos para que os alunos consigam se ajudar e assim criarem suas conjecturas sobre o problema.