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Os alunos do 8° ano propuseram um torneio, no qual o desafio foi criar um jogo com personagens de um desenho animado. Cada jogo que rodasse corretamente seria atribuído 3 pontos e para cada jogo que não rodasse seria atribuído de -2 pontos. Sabendo que, ao final do torneio, a pontuação de jogos que rodaram foi de 75 pontos, dos 40 jogos criados, quantos rodaram corretamente e quantos não rodaram?

Referência: PLANOS DE AULA. Nova Escola, 2022. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KyjhaZJ8p3wvVnnvtfXzvszPmkjGv5WjhbU6NwyxrQSU58gGSz2M72WW9J4A/resol-ativaula-mat8-26rdp03.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022.


Unidade temática (conforme BNCC): Álgebra


A partir de que série o problema é recomendado: 8º ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Sistemas de equação


Estratégias de resolução:

1ª resolução) Poderia ser realizada pelos alunos utilizando tentativa e erro:

Se 33 jogos rodam + 7 jogos não rodam, 3.33=99 e -2.7=-14, logo 99-14=85 pontos. 

Se  32 jogos rodam + 8 jogos não rodam, 3.32=96 e -2.8=-16, logo 96-16=80 pontos.

Se 31 jogos rodam + 9 jogos não rodam, 3.31=93 e -2.9=-18, logo 93-18=75 pontos.

2ª resolução) Os alunos podem utilizar de uma tabela listando todas as opções até encontrar uma opção que encaixe a quantidade de jogos que rodam somados com o que não rodam, no total de 40 jogos, e a soma das pontuações:

  • Como o total é de 75 pontos, ou seja, não pode ser um número negativo, a tabela pode ser iniciada com 20 jogos que rodam e 20 jogos que não rodam, e assim, avaliar se é necessário aumentar ou diminuir essa quantidade até encontrar o valor de 75 pontos.
JOGOS QUE RODAM X 3 pontos JOGOS QUE NÃO RODAM X (-2) pontos TOTAL DE JOGOS TOTAL DE PONTOS
20×3=60 20x(-2)=-40 20+20=40 60-40=20
25×3=75 15x(-2)=-30 25+15=40 75-30=45
30×3=90 10x(-2)=-20 30+10=40 90-20=70
31×3=93 9x(-2)=-18 31+9=40 93-18=75

Desse modo, o aluno irá concluir que 31 jogos rodaram e 9 não rodaram.


Recomendações ao professor:

Deixar os alunos discutirem as resoluções, após, o professor pode questionar se todas as soluções apresentadas estão corretas e se existe outra possibilidade de resolução. Se os alunos fizerem por tentativa e erro, o professor pode questionar se há alguma forma de organizar esses resultados. Assim, com essa organização o professor poderá encaminhar a sistematização do conteúdo. 

Chame de x a quantidade de jogos que rodaram. Chame de y a quantidade de jogos que não rodaram. O total de jogos é 40, logo temos: (I) x+y=40.

Cada jogo que rodar somará 3 pontos: 3x. Cada jogo que não rodar resultará -2: -2y.

Se a pontuação de jogos que rodaram é 75, logo (II) 3x-2y=75.

Montar um sistema de equação e resolver por meio do método da adição:

x+y=40.(-3)

-3x-3y=-120

-5y=-45 → y=9

3x-2y=75

3x-2y=75

Substituindo y=9 

x+9=40=>x=40-9=>x=31

Ou montar um sistema de equação e resolver por meio do método da substituição:

x+y=40 (I)

3x-2y=75 (II)

Isolando x em (I): x=40-y

Substituindo (I) em (II):

3.(40-y)-2y=75 => 120 -3y-2y=75=>-5y=75-120 =>y=-45-5=>y=9

Substituindo y=9 em (I):

x+9=40=>x=40-9=>x=31

O professor pode explorá-lo conforme seu objetivo, para trabalhar o método da adição ou o método da substituição, ou ainda ambos.

Como extensão do problema, o professor pode utilizar o problema para explorar o gráfico de um sistema de equações com duas variáveis, o professor pode utilizar-se do geogebra para realizar a representação ou até mesmo realizar no quadro da sala de aula ensinando seus alunos a desenhar o gráfico da maneira correta.