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O preço do combustível na cidade WW está R$ 5,20 o litro. Para ir até a cidade YY, Paulo gasta 4 litros de combustível e para a cidade XX ele gasta 10 litros. Qual o valor que Paulo gasta para ir para cada cidade?

Referência: Do autor


Unidade temática (conforme BNCC): Geometria


A partir de que série o problema é recomendado: 8º ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Função de 1° grau


Estratégias de resolução:

Os alunos podem calcular a soma dos valores até chegar ao valor necessário, por exemplo: se ele sabe que o valor de um  litro custa R$ 5,20, então para 4 litros bastaria somar (5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 = 20,80), ou ainda, multiplicar o valor de 1 litro por 4, ou seja, 4 x 5,20= 20,80. Da mesma forma, ele pode fazer para 10 litros e realizar a soma              (5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 + 5,20 = 52,00)ou multiplicar o valor de 1 litro por 10 (10 x 5,20 = 52,00).


Recomendações ao professor: O professor pode utilizar-se da resolução deste problema para sistematizar o que é uma função do 1° grau. Para isso, ele pode construir uma tabela com o resultado dos valores obtidos pelos alunos, de acordo com a quantidade de litros e o preço a pagar. Com isso, o professor pode questionar qual seria o preço a pagar para 1 litro, para 2 litros e assim por diante, até encontrar o valor para n litros. Assim, é possível obter  a função do 1° grau e fazer a sua formalização.

Quantidade de litros Preço a pagar Preço (R$) total
1 1 x 5,20 5,20
2 2 x 5,20 10,40
4 4 x 5,20 20,80
10 10 x 5,20 52,00
. . .
. . .
n P= n x 5,20

 

Sugere-se apresentar a definição de função do 1° grau, em que P é o preço total a pagar de acordo com a quantidade de litros gastos.

Como extensão do problema, o professor pode realizar os seguintes questionamentos para formalizar alguns conceitos relacionados à Função do 1° grau, como o que é variável ou função, entre outros.

a) Qual é o significado de 𝑥 presente no quadro? (Objetivo específico: Perceber que x representa uma quantidade qualquer de litros de gasolina comprados, ou seja, 𝑥 é variável).

b) 𝑥 é um valor fixo ou um valor variável? Por quê? (Objetivo específico:  Ressaltar a ideia de que 𝑥 é uma variável, ou seja, 𝑥 varia de acordo com a quantidade de litros de gasolina comprados).

c) Qual é o preço a pagar por 𝑥 litros de gasolina comprados? (Objetivo específico: Perceber que, neste caso, não é possível obter um valor numérico para o preço a pagar, já que, 𝑥 é variável). O que é possível é estabelecer uma relação de dependência entre o preço a pagar e a quantidade de litros de gasolina comprados.

d) Do que depende o preço total a pagar? (Objetivo específico: Relacionar o preço a pagar e a quantidade de litros comprados).

e) Para cada quantidade 𝑥 de litros de gasolina comprados, existirá um único valor a pagar? Por quê? (Objetivo específico: Retomar a ideia de função).