Scroll to top
2023 - UTFPR, Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Compartilhada 4.0 Internacional.

Dois irmãos receberam de herança um terreno quadrado de lado igual a , e para dividir  chegaram a conclusão que a melhor forma seria fazê-la em dois triângulos. Assim, um ficaria com a parte virada para a rua que passa na frente desse terreno e o outro ficaria com a parte do terreno voltado para a rua de trás, conforme a figura abaixo:

Qual será a área que cada um dos irmãos irá receber?

Referência: Do autor.


Unidade temática (conforme BNCC): Geometria


A partir de que série o problema é recomendado: 8º ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Área do  triângulo.


Estratégias de resolução:

Pode-se resolver este problema calculando, primeiramente, o valor da área do quadrado. Como a medida do lado mede , a área seria determinada fazendo r . Então, para encontrar a área do triângulo, seria o mesmo que dividir o quadrado ao meio e o valor de sua área seria dividido por dois, ou seja,  64/2. Assim, cada irmão ficaria com um terreno triangular com área de  32 m².


Recomendações ao professor:

Para deduzir como determinar a área do triângulo, é importante que  o professor retome o conteúdo de  área de um quadrado. Assim, fica mais fácil de os alunos deduzirem que para encontrar a área do triângulo devem  calcular a área do quadrado e depois dividi-la por dois. A partir disso, o professor poderá formalizar o conteúdo. O professor pode organizar a resolução dos alunos identificando o que cada valor utilizado significa:

8 8 8×8 64
Base (b) Altura (h) bxh Área (A)

Área do quadrado => A=bxh

Área do triângulo => A=(bxh)/2

Em seguida, o professor pode aproveitar e retomar como são classificados os diferentes tipos de triângulos:

Classificação quanto aos ângulos Descrição
Triângulo acutângulo

Um triângulo é conhecido como acutângulo quando os seus três ângulos são agudos, ou seja, menores que 90º.

Triângulo retângulo Um triângulo é retângulo quando um de seus ângulos é reto, ou seja, igual a 90º. Como a soma dos três ângulos é sempre igual a 180º, os demais ângulos são necessariamente agudos.
Triângulo obtusângulo

 

Um triângulo é obtusângulo quando um de seus ângulos é obtuso, ou seja, maior que 90º. Os demais ângulos são necessariamente agudos.
Triângulo escaleno

O triângulo é escaleno quando as medidas dos lados são todas diferentes.
Triângulo isósceles O triângulo é isósceles quando possui pelo menos dois lados congruentes, ou seja, com a mesma medida. Em triângulos isósceles, os ângulos da base são sempre iguais (tratamos como base o lado que possui medida diferente dos demais lados). Ao traçar a altura h do triângulo isósceles, ela divide a base em duas partes iguais.
Triângulo equilátero

O triângulo é equilátero quando possui os três lados com as mesmas medidas. Como consequência, os três ângulos também possuem a mesma medida, que é de 60º.

Referência: Classificação de triângulos. Nova Escola, 2022. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/classificacao-de-triangulos.htm. Acesso em: 27 de maio de 2022.