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Quantos cubinhos devo colocar em cada dimensão do cubo grande, para que ele tenha o total de cubinhos pedidos?

  • 8 cubinhos no total
  • 64 cubinhos no total
  • 125 cubinhos no total
  • 216 cubinhos no total

Expliquem as estratégias que utilizaram.

Referência: MELO, Marcela Camila Picin de. A resolução de problemas: uma metodologia ativa no ensino de matemática para a construção dos conteúdos de “Potenciação e radiciação” com alunos do ensino fundamental. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.


Unidade temática (conforme BNCC): Números; Grandezas e Medidas


A partir de que série o problema é recomendado: 6º, 7° e 8° ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Raiz cúbica


Estratégias de resolução: Para obter a quantidade de cubinhos em cada dimensão, basta determinar um número que, ao ser multiplicado por ele mesmo três vezes, dê o resultado pedido, já que o cubo tem todas as dimensões com a mesma medida.

2x2x2=8, 2 cubinhos em cada dimensão

4x4x4=64, 4 cubinhos em cada dimensão

5x5x5=125, 5 cubinhos em cada dimensão

6x6x6=216, 6 cubinhos em cada dimensão


Recomendações ao professor: A intenção é que os alunos entendam que é uma operação inversa da potência de expoente igual a 3. O professor pode auxiliar os alunos a entenderem as características de um cubo, ou seja, que ele possui altura, base e profundidade com mesma medida. Isso facilita os alunos a entenderem que precisam encontrar essa medida lateral, cujo valor multiplicado por ele mesmo três vezes, determina a raiz cúbica.

Como extensão do problema, o professor pode utilizar do cubo mágico para que os alunos consigam visualizar o cubo e assim, formar os cubos com a quantidade de cubinhos que se pede no enunciado. Existem vários sites disponíveis para que os alunos possam manipular o cubo mágico.