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Em uma fábrica, alguns barris de azeite devem ser distribuídos igualmente entre 3 contêineres, de modo que todos recebam a mesma quantidade de azeite e a mesma quantidade de barris. Desses barris, 5 estão cheios, 8 estão pela metade e 11 vazios. Sabendo que não é possível despejar o conteúdo de um barril em outro, determine quantos barris cheios, quantos barris vazios e quantos barris meio cheios serão guardados em cada container.

Demonstrar a representação dos barrisReferência: Fração como parte de um todo. Nova Escola, 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/6ano/matematica/fracao-como-parte-todo/1481. Acesso em: 25 de abril de 2022.


Unidade temática (conforme BNCC): Números


A partir de que série o problema é recomendado: 6° ano do Ensino Fundamental


Conteúdo(s): Fração equivalente


Estratégias de resolução:

Os alunos poderão resolver este problema realizando o desenho dos barris:

Demonstrar a representação dos barrisOs barris sem cores representam os 11 barris vazios, os amarelos representam os 8 barris meio cheios e os marrons representam os 5 barris cheios. 

Para fazer essa distribuição, os alunos devem analisar o total de barris cheios e o quanto devem distribuir em cada container. Assim, o total seria de 5 cheios e 8 pela metade, o que daria 9 barris cheios. Portanto, cada contêiner deve receber o conteúdo de 3 barris cheios e o total de 8 barris. Uma tabela pode ajudar nesse processo:

Contêiner 1 Contêiner  2 Contêiner  3
Barril cheio 2 2 1
Barril pela metade 2 2 4
Barril vazio 4 4 3
Total 8 8 8

Recomendações ao professor:

Para explorar o conteúdo de frações equivalentes, o professor pode desenhar um retângulo que representa 24 unidades, ou seja, o total de barris. A parte amarela representa um container, ou seja, 1/3 da área de armazenamento, que é a fração equivalente a 8/24, que significa a quantidade de barris por container. A parte verde representa a quantidade de azeite em um dos contêineres, ou seja, três oitavos dos barris de um contêiner que contém azeite 3/8.

8/24=1/3

3/8

Em uma fração, o denominador representa a quantidade de partes em que o inteiro foi dividido e o numerador representa a quantidade de partes utilizadas. É essencial que os alunos percebam que cada contêiner contém um terço do total de barris, ou seja, que a relação 8 em 24 pode ser representada pela fração um terço, 8/24=1/3

Utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, o professor poderá disponibilizar papel quadriculado para que os alunos representem o problema. Ao final da aula, o conteúdo a ser formalizado será o de frações equivalentes. 

Como extensão ao problema, o professor pode utilizar jogos envolvendo frações equivalentes, como por exemplo, o jogo Pac Man de Frações Equivalentes¹, disponível no link: https://www.coquinhos.com/pac-man-de-fracoes-equivalentes/

¹Pac man de frações equivalentes. Coquinhos, 2022. Disponível em: https://www.coquinhos.com/pac-man-de-fracoes-equivalentes/. Acesso em: 01 de maio de 2022.