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2023 - UTFPR, Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Compartilhada 4.0 Internacional.

Apresentação

 Prezados Professores,

 Este material foi produzido com vistas a disponibilizar um banco de problemas que
possa ser utilizado como suporte às buscas por problemas para se ensinar Matemática e
indicando como sugestão a utilização das etapas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-
Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP), descritas por
Allevato e Onuchic (2021) para implementação em sala de aula. Considera-se que essa
abordagem possibilita a construção de novos conteúdos matemáticos pelos alunos com a
mediação do professor.

 O site organizado, denominado Problemoteca, pode ser acessado pelo link:
http://problemoteca.cp.utfpr.edu.br/. Os problemas foram incluídos durante o ano de 2022,
período de realização do Mestrado Profissional, porém, pretende-se atualizá-lo com frequência
a partir de sugestões de novos problemas. Caso o leitor tenha um problema gerador, entendido
como um problema que é utilizado visando “[…] à construção de um novo conteúdo, conceito,
princípio ou procedimento; ou seja, o conteúdo matemático necessário ou mais adequado para
a resolução do problema do problema ainda não foi trabalhado” (ALLEVATO; ONUCHIC,
2021, p. 49), envie para um dos e-mails ajustulin@utfpr.edu.br ou
tamara.santi92@gmail.com.br.

 Um Produto Educacional pode apresentar diversos formatos, como “[…] propostas de
ensino, envolvendo sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências
didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas; […] páginas de internet e blogs; jogos
educacionais de mesa ou virtuais, e afins; entre outros” (RIZZATTI et al, 2020, p. 5, grifo
nosso).

 A escolha de um site foi para facilitar o acesso a professores de qualquer lugar,
bastando se conectar à internet e desfrutar de todos os problemas disponibilizados. Neste site,
cada problema foi incluído e classificado de acordo com o nível de ensino em que é possível
utilizá-lo, a habilidade da BNCC que o problema explora e a unidade temática. Além disso, são
apresentadas possíveis estratégias de resoluções dos alunos, uma seção de recomendações ao
professor com as discussões que ele pode realizar, de acordo com as soluções indicadas
(sugestões para realizar a formalização do conteúdo, ou ainda, como direcionar seus alunos
durante e depois de apresentarem as resoluções) e a extensão do problema proposto, de modo
a explorar a potencialidade do problema por meio de modificações que possibilitem a sua
utilização em outros anos.

 Seja bem-vindo (a)!
      

Tamara Cristina Santi Koga
    Andresa Maria Justulin