Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais pedaços de pizza. Pediram duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua em oito pedaços iguais e comeu seis. José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu nove. Então:
(A) Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.
(B) José comeu o dobro do que Pedrinho comeu.
(C) Pedrinho comeu o triplo do que José comeu.
(D) José comeu a metade do que Pedrinho comeu.
Referência: Prova Brasil de Matemática – 9º ano: números e operações/álgebra e funções. Nova Escola, 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2735/prova-brasil-de-matematica-9-ano-numeros-e-operacoesalgebra-e-funcoes?gclid=Cj0KCQiAosmPBhCPARIsAHOen-N5dOYPlqivG8IQku4q-haBQOga5yF8YMxTAKxRBAQIJMQGgVETeusaAt–EALw_wcB. Acesso em: 25 de abril de 2022.
Unidade temática (conforme BNCC): Números
A partir de que série o problema é recomendado: 6º ano do Ensino Fundamental
Conteúdo(s): Frações equivalentes
Estratégias de resolução: O aluno pode resolver o problema realizando a representação em desenho de cada fração de pizza comida por José e Pedrinho, igual a imagem de abertura deste problema. José comeu 9 de 12 pedaços e Pedrinho comeu 6 de 8 pedaços de pizza. Assim, realizando a comparação dos desenhos eles chegariam à conclusão de que é a mesma quantidade. Portanto, Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.
Recomendações ao professor: Utilizando os desenhos, o professor pode apresentar a escrita em forma de fração, e ensinar seus alunos a simplificar cada uma delas em frações irredutíveis. Assim, chegariam à conclusão de que a fração reduzida das duas frações apresentadas têm o mesmo resultado, ou seja: (9/12=3/4=6/8). Nesse momento, o professor pode formalizar as frações equivalentes.
Como extensão do problema, o Professor poderia propor um novo problema em que José e Pedrinho não comem a mesma quantidade de pizza. Assim, os alunos poderiam escrever as frações correspondentes e analisar se são equivalentes.